Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió abre Laboratório de Função Pulmonar

Se você tem tosse persistente e dificuldade para respirar ou sensação de opressão torácica, saiba que esses são os principais sintomas que podem levantar o alerta para procurar um médico. Recentemente, a Santa Casa de Maceió abriu o Laboratório de Função Pulmonar composto por vários especialistas que, por meio de modernos exames, avaliam a função respiratória de forma completa.

Pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, avalia vários parâmetros da função pulmonar

De acordo com a pneumologista Fátima Alécio, até pouco tempo, Alagoas dispunha apenas do exame de espirometria ou prova de função pulmonar simples, que avaliava poucos parâmetros da função respiratória. Com a chegada do laboratório, os pacientes têm à disposição a pletismografia, ou prova de função pulmonar completa, um exame mais abrangente, que, além de fazer a parte da espirometria (prova de função simples), também mede os volumes pulmonares e parâmetros relacionados à oxigenação, e a ergoespirometria (teste cardiopulmonar), que alia o teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício físico e é indicado para atletas profissionais e amadores.

Fátima Alécio, pneumologista

“Sem dúvida, esse Laboratório traz um ganho muito grande para a população alagoana. Antes, para termos um diagnóstico mais preciso, mandávamos o caso para um centro maior, como Recife ou Salvador. Pela primeira vez, de fato, poderemos dizer a um paciente se sua função respiratória está normal ou alterada, fazendo diagnósticos precoces. Também vamos avaliar a função respiratória no exercício. No início das doenças, o indivíduo perde capacidade respiratória no esforço. Quando se perde no repouso, mostra que o dano já foi grande. Então, é muito importante que no início dos sintomas, quando o paciente começou a ter tosse e falta de ar, por exemplo, seja melhor avaliado para buscar o diagnóstico”, disse a especialista.

O laboratório também oferece o teste de caminhada. Nele, o paciente é avaliado na caminhada no plano, importante para o controle de algumas doenças e para saber se a medicação indicada está fazendo o efeito esperado. Formada por fisioterapeuta, pneumologista e cardiologista, a equipe do laboratório realiza a avaliação para o pré-operatório. De forma geral, o serviço é importante para pacientes idosos, com câncer, ou no pós-covid, doença que faz o paciente perder muito de sua capacidade aeróbica e muscular.

Laboratório também realiza avaliações em atletas e para o pré-operatório

“Em todas as idades falhas na função pulmonar podem acontecer. Chamo atenção para os indivíduos que não têm patologias ou acham que a falta de ar faz parte do processo de envelhecimento e não dão muita importância. E isso não é verdade. Pode ser por uma patologia, ou mesmo questão de envelhecimento, mas é preciso investigar para correr atrás. Uma pessoa com 50 anos, no passado, era velha. Hoje está no auge da sua idade”, finalizou Fátima Alécio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames