Santa Casa de Maceió recebe visita do presidente da Abificc

O provedor da Santa Casa de Maceió, Dr Humberto Gomes de Melo, recebeu a visita do presidente da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (Abificc), Pascoal Marracini, na segunda-feira (04). Na oportunidade, representantes da diretoria da instituição apresentaram os trabalhados realizados no hospital em prol da sociedade alagoana no tratamento oncológico.

Superintendente de Engenharia e Infraestrutura, Carlos André de Mendonça Melo, a assessora da Direção, Vera Elias, o oncologista e responsável pelo Serviço de Radioterapia do hospital, Marcos Davi Melo, o provedor Humberto Gomes de Melo, o presidente da Abificc, Pascoal Marracini, o diretor administrativo-financeiro, Dácio Guimarães, o superintendente de Produção Assistencial e Suprimentos, Severino Moura

“Conversamos sobre a realidade, não só de Santa Casa, mas dos hospitais filantrópicos que atendem pelo SUS em função de uma defasagem de mais de 20 anos nas tabelas que remuneram os serviços prestados por estes hospitais. Aproveitamos para apresentar ao presidente da Abificc a estrutura que mantemos no hospital ”, destacou o provedor.

Pascoal Marracini, presidente da Abificc

A associação é responsável por 30% do atendimento aos pacientes do SUS na área de oncologia no Brasil, seja na radioterapia, quimioterapia e nas cirurgias e internações clínicas oncológicas. “Estamos suprindo um vácuo que o poder público não consegue atender. Para nós é uma satisfação muito grande ter a Santa Casa de Maceió como uma das afiliadas da nossa Associação. Temos tido, nesses últimos anos, uma participação muito atuante do hospital alagoano. Eu devia uma visita à instituição e fiquei muito impressionado com o que vi. A Santa Casa é motivo de orgulho para Alagoas em relação a tudo o que ela faz, e mais ainda em relação à oncologia”, destacou Pascoal Marracini.

Ainda segundo Marracini, a entidade reconhece que a Santa Casa tem um trabalho muito forte na área gerencial. “Isso é muito importante, pois é uma linha que a associação está desenvolvendo há um bom tempo para mostrar aos gestores federais, estaduais e municipais, o trabalho que as associadas realizam não só no quesito assistencial, mas no gerencial. É importante ter um time qualificado e capacitado, para que possa gerir os poucos recursos que recebemos”, ressaltou.

Na oportunidade, estiveram presentes o diretor administrativo-financeiro, Dácio Guimarães, os superintendentes de Produção Assistencial e Suprimentos, Severino Moura, e o de Engenharia e Infraestrutura, Carlos André de Mendonça Melo, além do oncologista e responsável pelo Serviço de Radioterapia do hospital, Marcos Davi Melo, e da assessora da Direção, Vera Elias.

A Abificc é uma associação civil, sem fins lucrativos, que tem por objetivo coordenar, nacionalmente, as ações político-administrativas das Instituições que a compõem, prestando assistência jurídica, contábil, e estabelecendo padrões técnicos que visam a uma atuação ética e moderna.