Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Santa Casa de Maceió sediou curso para especialistas de todo o Brasil

Com o retorno gradual das atividades presenciais, a Santa Casa de Maceió sediou o workshop Evidence Expert Course, em parceria com a BD e Straub Medical. O curso de imersão reuniu 18 especialistas do sul, sudeste e nordeste do Brasil que trabalharam conteúdos de revascularizações e lesões trombóticas complexas. A iniciativa foi realizada nos dias 10 e 11 de dezembro pela equipe do Serviço Avançado de Cirurgia Vascular e Endovascular do hospital.

Curso de imersão reuniu 18 especialistas de várias partes do Brasil

“É uma satisfação muito grande retomar as atividades presenciais após quase dois anos. Com o workshop, a Santa Casa de Maceió volta com sua posição da formação de profissionais para o Brasil e América Latina. Conosco, estiveram profissionais ávidos por conhecer a experiência de nosso Serviço e presenciar a realidade de nossa assistência como equipe e instituição. Acredito que se a pandemia deixar, vamos voltar com tudo em 2022”, disse o coordenador do SAVE, Prof. Dr. Bruno Freitas.

Programação durou dois dias com aulas teóricas e práticas

O programa faz parte de um treinamento internacional executado em vários locais do mundo em parceria com sociedades de especialidades. Em Maceió, a Santa Casa de Maceió é o único centro acreditado para treinamento global neste nível. “A preparação do evento levou dois meses. Tempo suficiente para a triagem de pacientes e o envio do convite aos médicos de vários estados do Brasil que vieram para Alagoas expandir e aprofundar seus conhecimentos e aprendizados com o objetivo de elevar a capacidade de tratamento dos pacientes”, disse Márcio Santos, coordenador de educação médica continuada da BD medical para a América Latina (Medical Affairs).

Márcio Santos, coordenador de educação médica continuada da BD medical para a América Latina (Medical Affairs)

Para o angiologista cearense, Luiz Eduardo Bezerra Arcoverde, o evento ajuda a aprimorar conhecimentos. “Temos a oportunidade de acesso à novas tecnologias, além de ver de perto a experiência que Bruno Freitas tem associada ao grande volume do Serviço. A parte teórica teve caráter bem prático, retirando dúvidas sobre os casos e materiais que seriam utilizados, e, em seguida, foi possível participar de uma cirurgia para observar qual a melhor maneira de tirar o melhor proveito”, disse o médico.

Luiz Eduardo Bezerra Arcoverde, angiologista cearense

Durante dois dias, os procedimentos foram realizados em duas das três salas do Serviço de Hemodinâmica, com imagens e áudio transmitidos ao vivo por videoconferência para uma das salas da Hemodinâmica, onde parte dos especialistas estava reunida.

A iniciativa beneficiou nove pacientes da saúde suplementar e três provenientes do SUS que sofriam com patologias complexas distintas, como oclusões de artérias sequenciais e complexas dos membros, já evoluindo com gangrena, além de pacientes apresentando situação de re-entupimento de múltiplas artérias em segmentos longos, além de casos com entupimentos em artérias muito finas e calcificadas, situações que tornam a resolução muito mais complexa – sendo este o mote principal do evento: técnicas avançadas para resolução de casos/situações complexas.

“A Santa Casa de Maceió é um hospital filantrópico, credenciado ao SUS, e, em parceria com a Secretária Estadual da Saúde, tem conseguido oferecer tratamento de ponta altamente especializado e complexo, mesmo a quem não tem convênio particular”, lembrou Freitas.

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames