24 de março de 2022

Encontro com Cesmac reforça importância da parceria para prática dos acadêmicos de Medicina

Santa Casa de Maceió é referência no Nordeste com certificado de Acreditação Internacional

Por Ascom Cesmac

Encontro entre dirigentes do Cesmac e gestores da Santa Casa de Misericórdia de Maceió reforçou a importância da parceria entre as instituições para formação cada vez mais qualificada dos acadêmicos do curso de Medicina. Durante a reunião foi destacada a relevância do internato para os futuros médicos formados pela IES, garantindo práticas efetivas na ampla área da saúde em local reconhecidamente qualificado.

Encontro entre gestores do Cesmac e da Santa Casa de Maceio

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió foi a primeira no Brasil a receber a certificação internacional canadense entre as em atividade no País, com as metodologias de Acreditação Nacional – ONA e Acreditação Internacional Canadense – Qmentum. As avaliações acontecem pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), uma instituição Acreditadora credenciada e renomada no Brasil, sendo recertificada, em 2019, nas duas avaliações. Acreditação é símbolo de excelência para os estabelecimentos de saúde que implantam processos assistenciais seguindo padrões bem específicos.

“A parceria entre o Cesmac e Santa Casa de Misericórdia é um sucesso e garante aos internos dos cursos de Medicina uma importante prática em todas as especialidades clínicas e cirúrgicas, trabalhando diretamente na formação dos nossos estudantes. O processo conta com um corpo de preceptores e discentes dos mais qualificados do Nordeste a exemplo de todos os critérios de certificação do hospital, inclusive com acreditação internacional”, afirma Dr. Pedro Alves, conselheiro da Fundação Educacional Jayme de Altavila (FEJAL), mantenedora do Cesmac, que participou da reunião.

Entre os gestores da Santa Casa de Maceió que participaram do encontro estão: Dr. Humberto Gomes de Melo (provedor), Dr. Artur Gomes Neto (diretor médico), Carlos André de Mendonça Melo (diretor de Infraestrutura e Negócios), Dácio Guimarães (diretor Administrativo e Financeiro) e Dra. Alayde Mendonça (gestora da Divisão de Ensino e Pesquisa).

Já do Cesmac estiveram: Dr. João Sampaio (reitor), Prof. Dr. Douglas Apratto (vice-reitor), João Sampaio Neto (pró-reitor de Gestão e Planejamento), Dr. Estácio Valente (pró-reitor Financeiro), Dr. Pedro Alves (conselheiro), Dr. José Iêdo (pró-reitor Administrativo), Prof. Dr. Rodrigo Guimarães (coordenador geral de Extensão Universitária), Dr. André Falcão (coordenador geral do curso de Medicina), Dra. Ivonilda Maia (coordenadora Acadêmica do curso de Medicina), Prof. Dr. Marcos Leal (coordenador Administrativo do curso de Medicina), e ainda o jornalista Jorge Moraes.

 

 

 

24 de março de 2022