9 de maio de 2022

Santa Casa de Maceió é a primeira da região Nordeste em ranking da Newsweek

Resultado foi publicado em março deste ano e leva em consideração as avaliações de 2021

Desde 2019, a revista norte-americana Newsweek divulga quais são os melhores hospitais do mundo e os melhores de cada país. No mais recente conjunto de rankings, a Santa Casa de Misericórdia de Maceió aparece como a 29ª instituição na lista Brasil dos Melhores Hospitais do Mundo 2022. Baseada na avaliação de profissionais médicos de todo o País, no período de janeiro a dezembro de 2021, a classificação mantém o complexo hospitalar como melhor hospital do Nordeste.

A instituição, que em 2021 celebrou seus 170 anos, obteve 75,42% da nota exigida. “Aparecer em 29º lugar dentre os 96 nomes que constam na relação brasileira da publicação americana, sendo o primeiro hospital da região nordeste a integrar esta relação, é motivo de grande orgulho para a instituição, que já possui a Acreditação da ONA em Excelência e a Acreditação internacional da Qmentum (Canadá). Isso é fruto do trabalho que vem sendo desenvolvido na nossa instituição. Ficamos muito orgulhosos e oferecemos esse feito aos nossos colaboradores e aos nossos médicos, que são os nossos partícipes deste reconhecimento”, disse o provedor da Santa Casa de Maceió, Humberto Gomes de Melo.

Mais de 80.000 médicos especialistas (médicos, gerentes de hospitais, profissionais de saúde) em 27 países foram convidados a participar da pesquisa online realizada pela Newsweek em parceria a Statista Inc, respeitada empresa global de pesquisa de dados. A avaliação levou em conta pontos como as recomendações de especialistas médicos, e os resultados de pesquisas com pacientes e as instituições especializadas, como hospitais cardíacos ou de câncer.

“O ranking é resultado de um processo elaborado que, pelo intervalo de coleta e análise de dados, é reflexo do último ano-calendário. Além disso, eventos anteriores ou posteriores ao período de 01/01/2021 a 31/12/2021 e/ou relativos a pessoas físicas afiliadas/associadas às instalações não foram incluídos nas métricas”, diz a revista ao explicar como chegou ao resultado.

Com alto desempenho reconhecido em diversas áreas, a instituição celebrou 170 anos em 2021

ACREDITAÇÃO – A manutenção do nome da Santa Casa de Misericórdia de Maceió no ranking internacional é reflexo da busca pela excelência de seus serviços. Prova disso é que optou pelas metodologias de Acreditação Nacional – ONA e pela Acreditação Internacional– Qmentum, e a cada três anos, a instituição é avaliada pelo renomado Instituto Qualisa de Gestão (IQG), e pelo QGA – Quality Global Aliance.

A instituição alagoana conquistou sua segunda recertificação no nível mais alto Nacional, o nível III, também chamado de Excelência em Gestão, em 2019. Já para obter a primeira recertificação internacional, ocorrida no mesmo ano, a instituição passou por criteriosas avaliações, inclusive com a presença de um avaliador Canadense.

Atualmente, o hospital é um dos 368 hospitais Acreditados no Brasil, entre os 6.425 hospitais gerais e especializados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ou seja, menos de 6% do número destas instituições, demonstrando a baixa adesão, talvez pelo desconhecimento dos benefícios destes métodos nas instituições de saúde, ou pelo fato de que no País a Acreditação é um processo voluntário.

9 de maio de 2022