Notícias

Confira as últimas notícias e novidades

Indicadores assistenciais de 2011 focam na segurança do paciente (*)

Encontro apresentou indicadores assistenciais

Encontro apresentou indicadores assistenciais

A Gerência de Risco e Assistência Hospitalar (Gerah) elaborou os seus indicadores de gestão para medir o resultado das suas ações e identificar as oportunidades de melhoria. Para atingir estes objetivos foram traçados os perfis epidemiológicos de cada unidade, estabelecendo-se os principais motivos de atendimento na unidade de emergência e de internação. Em seguida foram identificados os riscos mais prevalentes, relacionados a esta população específica.
A taxa de ocupação variou de 42,86% a 100%, sendo a Unidade Sampaio Marques, responsável pela maior média anual, cuja meta foi estabelecida em 80%. A menor média de permanência foi de 2 dias, registrada no Hospital Álvaro Peixoto – 1º andar.
A UTI Coronariana foi a unidade fechada que apresentou o menor índice de infecção relacionada a assistência, ficando os últimos 12 meses sem infecção relacionada a ventilação mecânica. A Unidade São Vicente de Paula foi a unidade aberta que apresentou o menor índice de infecção relacionada ao trato urinário e a UTI Cardíaca reduziu a taxa de infecção relacionada ao Cateter em 69,8% em oito meses.
O Serviço de Enfermagem busca diariamente o aperfeiçoamento de seus processos com foco na excelência do cuidado. Todos os esforços estão voltados para o desenvolvimento de processos eficazes e seguros aos pacientes. Os programas de Prevenção de Quedas, Úlcera por Pressão, Flebite, Derramamento e Extravasamento de Quimiotépicos, Radiodermite e Extravasamento de Fístula Artriovenosa foram revisados e serão gerenciados com indicadores, marcadores, metas e prazos, garantindo mais segurança na prática assistencial.
Outro destaque importante foi a implantação do MEWS (Modified Early Warning Score) na Unidade João Fireman em dezembro 2012, onde este instrumento possibilita a detecção precoce da degradação clínica do paciente. Portanto, um algoritmo de conduta multidisciplinar é iniciado conforme o resultado do escore apresentado pelo paciente a cada verificação dos sinais vitais e nível de consciência.
(*) Reproduzido do boletim Interação – informativo de segurança do paciente [edição Janeiro de 2012] .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Por favor, escolha a área que deseja conversar para que possamos lhe atender.
//
Consultas e Exames
Fale com nossos atendentes
Marcação de Consultas e Exames