Em sua atuação na Santa Casa de Misericórdia de Maceió o Serviço Social, atende a clientela interna/externa e acompanhantes em diversas situações: Sócio-econômica e de saúde.

Através do atendimento do Assistente Social o usuário e seu acompanhante recebem informações sobre as normas e rotinas hospitalares que lhes deixarão familiarizados com o funcionamento da instituição.

O Assistente Social é o profissional capacitado a traçar um perfil social de cada caso e a partir daí orienta-lo sobre recursos que possam ser disponibilizados na instituição e na comunidade.

As Assistentes Sociais estão no plantão de segunda à sexta-feira de 07:00 às 19:00 h, para atender, orientar, encaminhar e facilitar a identificação de meios necessários que possam auxiliar os usuários e acompanhantes a adquirir uma melhor qualidade de vida e garantir seus direitos como cidadãos.

Dentro da perspectiva de defesa dos direitos sociais, a equipe de Serviço Social da Santa Casa de Misericórdia de Maceió tem um amplo leque de atuação, atendendo aos usuários externos com ações de caráter educativo que visa desenvolver no processo reflexivo, uma autonomia no curso de seu tratamento e/ou cura envolvendo o acompanhante como participante ativo durante a permanência do usuário nesta instituição. Além do acompanhamento aos usuários externos, o Serviço Social também desenvolve ações voltadas aos colaboradores internos, orientando-os em casos de necessidade de acesso aos benefícios previdenciários, manutenção do plano de saúde, acompanhamento do atendimento dos filhos dos colaboradores de até 04 anos de idade que permanecem na creche enquanto seus pais trabalham, entre outros benefícios sejam eles legais ou supletivos, disponibilizados pela instituição ou pelo Estado.

Objetivando desenvolver uma ação não determinista, o Serviço Social do Ambulatório(plantão social) realizou uma pesquisa para identificar as necessidades dos usuários e a partir daí iniciou um trabalho educativo em sala de espera e enfermarias com a realização de palestras e distribuição de folhetos educativos, em resposta ao que foi solicitado pelos mesmos.

Na área de transplante de órgãos, o assistente social é o profissional responsável pela avaliação social do receptor, sendo essa avaliação o critério de contra-indicação.

Após a realização do transplante, o Serviço Social faz acompanhamento social do transplantado, sendo elo entre ele e os outros profissionais, orientando-o quanto aos recursos existentes, contribuindo assim para manutenção de sua qualidade de vida.

Na área do Banco de Sangue, o Serviço Social procura conscientizar os doadores e familiares no sentido de estimula-los quanto a doação voluntária de hemocomponentes (concentrado de hemácias, plasma fresco, concentrado de plaquetas e a coleta de plaquetas por aférese) além do agendamento de consultas daqueles com sorologia positiva para o hemoterapeuta responsável pelo serviço.

Numa contribuição á formação de profissionais de Serviço Social são disponibilizadas vagas para estágio curricular e extracurricular, bem como promoção de eventos científicos na área de atuação; publicações de pesquisa sobre as inter-relações dos fatores sociais, como saúde/doença e relatos da prática.

A Santa Casa de Misericórdia de Maceió conta com uma equipe de 8 (oito) Assistentes Sociais.Os contatos com esses profissionais podem ser feitos pelos seguintes telefones:

  • Coordenação: Maria José Araújo Epifânio – 2123-6222
  • Plantão Social: Fátima Gama e Maria Lúcia da Silva - 2123-6232
  • Banco de Sangue: Eleuza Araújo - 2123-6240
  • Cardiologia: Ana Cláudia de Jesus - 2123-6178
  • Gestão com Pessoas: Angelita Farias – 2123-6337
  • Nefrologia: Luciana Vianna - 2123-6008
  • Oncologia: Clara Soares da Costa –2123-6214


    Arquivo relacionado



Cadastre-se

E receba nossos informativos.

Central de Atendimento Rua Barão de Maceió, 288 - Centro - 57020-360
Maceió - Alagoas - Brasil
RESPONSÁVEL TÉCNICO Artur Gomes Neto - CRM 2503 id5 - soluções web