Santa Casa
Notícias

Núcleo Psicanalítico de Maceió realiza VIII Jornada de Psicanálise

08 de julho de 2010

O Núcleo Psicanalítico de Maceió promove, nos dias 6 e 7 de agosto, no Hotel Ponta Verde, a VIII Jornada de Psicanálise, que terá como tema “O Psicanalista e sua Clínica”. O evento faz parte das comemorações dos 100 anos de fundação da Associação Psicanalítica Internacional (IPA), criada por Sigmund Freud em 1910, com a finalidade de congregar os membros que se formavam em torno da Psicanálise.

O evento vai trazer para Maceió vários profissionais filiados à Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), além de contar com a participação de profissionais alagoanos.

Na sexta-feira (6), das 8h30 às 9h30, a médica Anette Blaya Luz apresenta, com a coordenação da médica Diana Quintella Souto, o “Curso Sobre Donald W. Winnicott – fragmentos de vida e obra”.

Das 10h30 às 12h, acontece a mesa redonda “O homem, sua natureza e o sistema em que está inserido”, apresentada pelos médicos Paulo R. L. Quinet de Andrade e Radjalma Cavalcanti, e coordenada pela médica Gilvaneide M. M. Brandão.

Das 14h às 15h30, será a vez da mesa redonda “A possibilidade de construção do psiquismo com pacientes de difícil acesso”, apresentada pelos médicos Rosângela de Oliveira Faria e Sérgio Eduardo Nick, e coordenada pela médica Mílvia Nascimento Pessoa Leite.

Finalizando a programação do primeiro dia do evento, acontece a mesa redonda “A psicanálise e o setting analítico”, apresentada pelos médicos Mário Lúcio Alves Baptista e Nadima Carvalho da Silva, e coordenada pela médica Catarina Vasconcelos.

No dia 7, das 8h30 às 10h, acontece o “Curso sobre Donald W. Winnicott – fragmentos de vida e obra”, apresentado por Anette Blaya Luz e coordenado por Ludmylla da R. França de Almeida.

Em seguida, os médicos Wagner Francisco Vidille e JerzuíTomaz, sob a coordenação da médica Eveline Braga Nogueira, apresentam a mesa redonda que terá como tema “A psicanálise e o desenvolvimento sustentável”.

À tarde, as médicas Rosa Carla de M. Melo Lôbo e Izaura Wanderley Brito coordenam, em duas salas, debates com temas livres.

A partir das 15h30, com a participação dos médicos Eduardo Afonso Júnior e Silvana M. Vassimon de Figueiredo, e coordenação da médica Rosinete M. de Mendonça Melo, os “Casos clínicos” entram em discussão.

Das 17h às 18h30, acontece a mesa redonda que terá como tema a “Formação psicanalítica, dificuldades e perspectivas nos dias atuais”, apresentada pelos médicos Leonardo A. Francischelli, Maria Eunice Campos Marinho e Izaura Wanderley Brito, e coordenada pela médica Maria dos Prazeres Albuquerque.

O encerramento da VIII Jornada de Psicanálise será feito pela médica Rosinete M. de Mendonça Melo, e está previsto para acontecer às 18h30.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Santa Casa de Maceió

Cadastre-se

E receba nossos informativos.

Central de Atendimento Rua Barão de Maceió, 288 - Centro - 57020-360
Maceió - Alagoas - Brasil
RESPONSÁVEL TÉCNICO Artur Gomes Neto - CRM 2503 id5 - soluções web