ESTE MATERIAL TEM POR OBJETIVO TORNAR TRANSPARENTE AS INFORMAÇÕES ACERCA DO ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PACIENTES E SEUS ACOMPANHANTES, ASSEGURANDO SUA SATISFAÇÃO E ENTENDIMENTO.

 

 

Guia de Orientações ao Cliente

1-Mapa da SCMM com as áreas de internação, tratamento e diagnóstico.

1.1-Mapa de localização de elevadores-

2-Regras de internações, transferências e alta hospitalar.

2.1-A internação do paciente só poderá ser efetuada sob a responsabilidade de u médico cadastrado na SCMM, seja pelo SUS, Convênio ou Particular.

2.2-No momento da internação eletiva, o paciente, ou seu representante legal, deverá trazer todos os documentos originais, RG (do paciente e responsável), CPF, ou Habilitação, carteirinha do convênio ou garantia financeira caso seja particular… os termos de autorização de cirurgia (TCLI), guias do convênio, e avaliação anestésica e exames pré-operatório.

2.3-Os valores financeiros serão quanto ao atendimento particular serão fornecidos pelo caixa através de consulta e orçamento.

2.4-No caso de internação de Urgência ou Emergência, estas documentações serão oferecidas após ou concomitantemente ao atendimento. Na impossibilidade, o Serviço Social e setor jurídico será solicitado a dar seguimento junto a esta internação.

A Emergência 24h da Santa Casa não atende SUS. A Emergência Oncológica SUS da Santa Casa atende os pacientes em tratamento CACON SCMM.

2.5-Ao finalizar a internação, o colaborador oferecerá um protocolo para assinatura do responsável ou paciente, que ficará anexada á documentação de prontuário do mesmo.

Caso o plano de saúde negue a cobertura de internação, ou algum material ou medicamento utilizado ou a ser utilizado, um termo será assinado no acesso que indicará que o artigo não coberto pelo plano deverá ser pago particular pelo cliente ou seu responsável.

A mesma orientação será seguida quando o paciente tiver um material especial autorizado e este material for trocado sem autorização pelo plano previamente.

2.6- Horário preferencial de alta – Após a alta médica, o paciente deverá liberar o leito no período de 01 hora. Após este período deverá ser gerada automaticamente uma conta particular.

2.7- Ultrapassado 1 h da alta médica – O custo desta conta será de inteira responsabilidade do cliente.

2.8-Proibição de Visitas- o paciente que desejar proibir o acesso de visitantes, deverá fazê-lo formalmente ao Serviço de Ouvidoria que verificará a forma legal e segura de conduzir a proibição. Se esta ocorrência ocorre nos finais de semana ou a noite, deverão procurar o PLANTÃO ADMINISTRATIVO de plantão. Se for o do acompanhante, este deverá também apresentar um pedido formal e o documento que demonstre a sua responsabilidade jurídica perante o paciente, procuração ou curatela.

2.9-Pacientes em alojamento de Enfermarias, seu acompanhante deverá ser preferencialmente do mesmo sexo. Em caso de impossibilidade, o serviço social deverá ser consultado para autorização.

2.10-A SCMM dispões de áreas preferencialmente cirúrgicas e clínicas, o que direciona determinadas especialidades para estas unidades. Para os pacientes cirúrgicos, em sua maioria, no dia da cirurgia, irão para a unidade pré-operatória onde os cuidados são apropriados e direcionados para esta finalidade, após a permanência de 3 dias na unidade cirúrgica os pacientes serão acomodados em uma unidade clínica.

Após a confirmação do leito cirúrgico, os familiares serão acomodados e aguardarão o paciente após a alta da Recuperação pós Anestésica.

3-Se o paciente precisar realizar uma cirurgia eletiva, o seu médico irá inserir os dados no sistema de agendamento NEOH.O cliente poderá acompanhar todo o processo de autorização concomitantemente. O plano de saúde terá até 21 dias úteis para a autorização do procedimentos e materiais especiais.

4-Horários de visitas ás áreas de internações.

4.1-Apartamentos e enfermarias:

Das 9 às 21h com direito a acompanhante por 24h e dois visitantes por vez, não podendo se estender por mais de uma hora.

4.2-UTI’s:

Neuro: Das 10h às 11h – das 17h às 18h, com direito a três visitantes por turno.

Geral: Das 11h às 12h – das 16h às 17h, com direito a três visitantes por turno.

Cirúrgica: Das 11h às 12h – das 16h às 17h, com direito a três visitantes por turno.

Coronária: Das 11h às 12h – das 15h às 16h, com direito a três visitantes por turno.

Cardíaca: Das 10h às 11h – das 14h às 15h, com direito a três visitantes por turno.

 

Atenção: os horários de visitas poderão ser alterados em virtude das condições clínicas dos pacientes internados, pandemia ou condições não previstas. Como também a quantidade de visitantes por dia e o tempo de sua permanência.

5-boletins Médicos nas áreas de internações.

Nas UTI’s, apartamentos e enfermarias as informações sobre o estado de saúde dos pacientes serão fornecidas pelo médico, exclusivamente ao responsável legal, durante o horário de visitas. Por questão de segurança, não serão fornecidas informações por telefone.

6-Regras para segurança. -Golpes – A SCMM não solicita dinheiro nem pagamentos por telefone. Nunca aceite realizar transações para a SCMM por meio de telefone sem antes confirmar com o seu médico ou o setor de internação.

 

7-A Não Cobertura Contratual da operadora de Saúde.

7.1-Cobertura negada para internação – O cliente será informado e uma conta Particular será gerada.

7.2-Troca de OPME na cirurgia, não autorizada pelo convênio – O cliente ao ser internado assinará um termo que garantirá ao hospital que, na negativa ou falta de cobertura, o item será cobrado particular.

8-Caixas para pagamentos.

9- Emergência 24h Convênio e Particular.

Emergência Oncologia SUS –

10-Sistema de acompanhamento de agendamento cirúrgico e pré-internação.

11-Unidades de Internação:

11.1 Pré-operatória- unidade destinada aos pacientes que encontra-se em preparatório para sua cirurgia

11.2 Leito Cirúrgico – leitos destinados para pacientes que estejam em período operatório de até 3 dias de internação

11.3 Leito Clínico – pacientes que não tem um planejamento cirúrgico em sua internação ou que já ultrapassou o período de 3 dias de internação cirúrgica

12-Transferências.

12.1-Qualquer transferência para outra unidade hospitalar será realizada a pedido do médico assistente, a pedido do paciente ou familiar, mediante a assinatura do termo de responsabilidade pelos custos da transferência.

12.2-Mudança de acomodação – se a mudança for por iniciativa do paciente ou família, será cobrada uma taxa de mudança de acomodação, como também o valor dos honorários médicos visto com a equipe médica.

12.3-Transferência para a UTI – quando o paciente for transferido para um leito de UTI, os acompanhantes deverão liberar o quarto ou enfermaria, no máximo em uma hora, para evitar cobranças extras de diárias.

13.Alta Médica e Hospitalar- A alta médica será concedida somente após a autorização escrita do médico no prontuário. Alta hospitalar se configura a partir da alta no sistema pela enfermagem.

13.1-Após a alta médica, a equipe de enfermagem fará orientações aos pacientes e cuidadores para os cuidados domiciliares.

13.2-O paciente receberá um documento de alta, que deverá ser apresentado á segurança da recepção de saída. Neste documento constarão informações sobrea data e hora da alta.

13.3-A pulseira de identificação deverá ser retirada na catraca de saída pelo maqueiro, ou na área do pátio.

13.4-Ao receber alta o paciente deverá sair da instituição na cadeira de rodas protegido por uma manta. A recusa desta manobra, poderá ser acatada desde que a cadeira siga junto com o paciente como alternativa de socorro num possível mal estar.

13.4- Após a alta médica e registrada pelo médico, o paciente deverá deixar o leito em até uma hora após este período, caso não deixem o leito, uma nova conta Particular será aberta, porque o plano de saúde não arcará com as despesas a partir de então.

13.5-A alta a pedido será feita através do preenchimento e assinatura de formulário de alta solicitada, e assinado pelo responsável. Este documento deverá ser solicitado a enfermagem.

13.6- Remoção com Ambulância, o responsável deverá procurar o posto de enfermagem. Ao o qual entrará em contato com o setor de internação irá solicitar ao plano de saúde a autorização para o custeio da remoção, por tratar-se de um serviço terceirizado. Para isto, a família deverá ter uma solicitação médica ou formulário do hospital indicando o tipo e a necessidade do transporte. Caso o plano de saúde não autorize o custo da remoção, o responsável deverá arcar com o pagamento desta remoção.

14-Prontuário do paciente: Se o paciente necessitar de copias de seu prontuário, deverão solicitar ao SAME, Serviço de Arquivo Médico.

15-O Acesso de ambulância e veículos, para embarque e desembarque, deverá ocorrer pelo portão de carga e descarga, na rua Barão de Maceió, em frente ao acesso do estacionamento A.

16-VISITAS: Para ingressar nas dependências do hospital, será necessário que o visitante cadastre o CPF ou RG na recepção, onde receberá um crachá ou de acesso.

16.1- O crachá deverá ser devolvido na saída do hospital, nas caixas localizadas nas catracas, aos maqueiros ou seguranças.

16.2-Evite trazer crianças menores de 18 anos, exceto se autorizado e previamente planejado com o Serviço Social.

16.3-HORÁRIOS DE VISITAS:

16.4-BOLETIM MÉDICO: Nas UTI’S, as informações sobre o estado de saúde dos pacientes, serão fornecidos pelos médicos ao responsável legal, durante o horário ad visita. Não serão fornecidas informações por telefone, regularmente, por questão de segurança.

Nas Enfermarias e Apartamentos, as informações sobre o estado de saúde dos pacientes, serão fornecidas durante a visita médica, exclusivamente ao responsável legal. Por questão de segurança, não serão fornecidas, regularmente, informações por telefone.

 

17-Informações sobre Refeições: Não está permitido a entrada de alimentos para o paciente. O não cumprimento desta orientação poderá comprometer os resultados do tratamento prescrito. Em havendo a Necessidade de algum alimento especial, o Serviço de Nutrição e Dietética deverá ser consultado.

17.1-Os acompanhantes receberão e dejejum. O fornecimento das demais refeições só serão realizados se o contrato do plano de saúde assim contemplar.

17.2-Pagamentos no Caixa: caixa HAP- funciona nos dias úteis de 6 ás 18 h e caixa da Emergência 24h nos finais de semana, a noite e feriados.

17.3-Horários de solicitações de refeições para acompanhantes:

Almoço –até as 10h

Jantar- até as 15h

18- Segurança-

18.1 -Os visitantes e acompanhantes deverão utilizar máscaras, e evitar comparecer ao hospital se estiverem apresentados sinais de resfriado ou gripados.

18.2-Deverão preservar o silêncio em todos os ambientes na instituição.

18.3-Pacientes e acompanhantes deverão usar vestimentas apropriadas para a segurança e conforto dentro do ambiente hospitalar.

Exemplo: Homens não trajar bermudas ou shorts, camisetas sem manga, chapéus ou bonés, circular com capacetes, roupas de banho de praia etc… E as mulheres não utilizar saias muito curtas, shorts muito curtos, bermudas ou saias acima do joelho, roupas de banho de praia, etc…

18.4-Respeitar o horário limite de visitas ou trocas de acompanhantes.

Para sua segurança a SCMM dispõe de monitoramento 24h através de câmeras nas áreas de circulação do hospital. E a SCMM tem nos plantões noturnos, e finis de semana um representante da direção para apoiar e resolver situações na ausência da direção, superintendências e gerências.

A SCMM orienta e recomenda que objetos de valor como jóias, relógios, carteiras e celulares, ou qualquer objeto que julgue valioso, não deverão ser trazidos para o hospital, caso você não tenha alguém de sua confiança para deixar estes objetos sob a guarda desta pessoa.

 

19-Telefones úteis:

Central Telefônica- 9

Capela São Vicente de Paulo- 6777

Coord. da Segurança- 6985

Plantão Administrativo-6998

Emerg. 24h -6055 ou 6056

Hotelaria-6012

Nutrição Clínica- 6185

Psicologia Clínica-6192

Recepção Geral-6021

Recepção – Àlvaro Peixoto-6254

Ouvidoria-6371

Cord Serv. Social -6222

Plantão Social -6232

Internamento de Convênio -6239 e SUS

SAME-6296 e 6276

20-Os apartamentos dispõem de aparelhos de telefone para realização de ligações internas e externas. Para ligações externas, o cliente deverá solicitar a liberação deste serviço ao Caixa pelo Ramal 6983, assumindo os custos tarifários.