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1. O que é a Ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia de Maceió?
A Ouvidoria da Santa de Casa de Misericórdia de Maceió é a unidade responsável por receber, registrar, conduzir internamente, responder e/ou solucionar as manifestações (reclamações, sugestões, dúvidas, elogios, denúncias e informações) de cidadãos-usuários, internos ou externos, sobre o atendimento, instalações e serviços oferecidos por esta instituição. Em funcionamento desde outubro de 2004, a Ouvidoria da Santa Casa de Misericórdia de Maceió é a primeira, em instituição hospitalar, do Estado de Alagoas.

2. Qual é o papel da Ouvidoria?
Estreitar a integração entre a comunidade e os diversos setores da Santa Casa, permitindo melhorar a qualidade dos serviços prestados em nosso Estado. Além de evidenciar transparência nas relações com os usuários, a Ouvidoria contribui para o efetivo controle social das atividades desenvolvidas pelo Maior Hospital do Estado de Alagoas. Na prática, isso significa defender os direitos e interesses do cidadão, dentro da Instituição.

3. Quais são as principais funções da Ouvidoria?
A atuação da Ouvidoria pode ser resumida em dois principais focos. A primeira atribuição é registrar e dar o tratamento adequado às reclamações, sugestões, denúncias, dúvidas, informações e elogios sobre os serviços prestados, oriundos da sociedade. . O segundo grande foco é sugerir mudanças, tanto gerenciais como de procedimento, mediante análise e interpretação das percepções dos usuários, com produção de relatórios estratégicos, destinados para a cúpula da Santa Casa de Misericórdia de Maceió, nos quais são apontadas as principais deficiências ou irregularidades, sob o ponto de vista dos cidadãos.

4. Quantas pessoas, em média, procuram a Ouvidoria?
De janeiro a dezembro de 2009, foram registrados uma média de 8.996 contatos. A média atual é de cerca de 750 registros/mês e 25 atendimentos/dia, o que nos projeta como uma ouvidoria atuante.

5. Quem é o Ouvidor?
É o responsável pela ponte entre o cliente e a instituição. Este profissional tem como função receber com solicitude as opiniões do público e encaminhá-las aos setores competentes para averiguação, retornando-lhe algum parecer no menor tempo possível.

6. Quais são os seus princípios morais?
A Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO enumerou 10 (dez) princípios morais/políticos do Ouvidor, designando-os de “Decálogo do Ouvidor”. Clique aqui para conhecê-lo.

7. Qual o seu Código de Ética?
O Código de Ética dos Ouvidores foi elaborado em 19 de dezembro de 1997 durante o III Encontro Nacional dos Ouvidores, realizado em Fortaleza/CE, e sintetizado pela Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – ABO. Clique aqui para conhecê-lo.

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