Milhares de diabéticos obesos aguardam por cirurgia

Sendo aprovado pelo Conselho Federal de Medicina, estima-se que milhares de brasileiros obesos diabéticos recorram ao procedimento. Neste cenário, uma pergunta será freqüente entre esses pacientes: qual profissional está apto a fazer esta intervenção cirúrgica.
Quem responde é a equipe de cirurgiões da Santa Casa. O ideal é escolher um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que tem comprovação de treinamento e está atualizado em um tema que têm constantes descobertas de seus benefícios.
Ainda segundo a equipe, a SBCBM, em conjunto com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões e do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, solicitou à Comissão Mista de Especialidades do Conselho Federal de Medicina, que a cirurgia bariátrica e metabólica fosse alçada à área de atuação das entidades, tornando-a uma sub-especialidade da Cirurgia Geral e do Aparelho Digestivo.
No final de 2014, essa solicitação foi aprovada, restando os trâmites burocráticos finais. Isso significará médicos mais treinados e selecionados e maior segurança aos pacientes.