Como os municípios podem receber o programa Saúde do Homem do Campo

Equipe do Programa Saúde do Homem do Campo visita município

Para ter acesso ao Programa Saúde do Homem do Campo e levar assistência urológica a seus munícipes, as secretarias municipais de saúde precisam entrar em contato com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e se comprometer com três aspectos importantes do projeto.

Secretarias de saúde

O primeiro deles é articular e reunir um grupo de pacientes para se fazerem presentes no dia em que a equipe do programa estiver no município.

Segundo, oferecer a estrutura necessária para palestras, coleta de sangue e consultórios para o atendimento ambulatorial individualizado dos pacientes.

Terceiro, garantir os exames (de laboratório, biópsia e de imagem, se necessário), além dos deslocamentos dos pacientes, assim como o tratamento em centros especializados pelo SUS nos casos de confirmação da patologia (cirurgias, radioterapia, quimioterapia etc.)

Senar e SBU

Já o Senar entra com a logística do traslado, alimentação e hospedagem (se necessário) da equipe de profissionais que visitará o município.

A Sociedade Brasileiro de Urologia, por sua vez, se compromete em realizar o atendimento médico urológico voluntário no município visitado que, em Alagoas, vem sendo executado pelo urologista Mário Ronalsa.

O trabalho conta com o apoio de membros da Liga Urológica da Uncisal, que também, de forma voluntária, deixa a capital alagoana nas primeiras horas da manhã do dia programado e se desloca até a cidade para ajudar na ação.

“Mas, o trabalho não para por ai. Nos casos positivos para o câncer, o acompanhamento médico do paciente prossegue até a conclusão do tratamento, tudo realizado por meio do Sistema Único de Saúde”, lembra Mário Ronalsa.